quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Lançamento no EDEA do e-book "Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT" de autoria da Me. Bel. Cibele Vasconcelos Dziekaniak






O "Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT", de autoria da Me. Bel. Cibele Vasconcelos Dziekaniak (bibliotecária coordenadora da Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão) foi organizado com o objetivo de ser um facilitador na interpretação e aplicação das diversas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a elaboração de teses e dissertações. Entretanto, pode ser utilizado também para a elaboração de diversos trabalhos acadêmicos, como os trabalhos de conclusão de curso de graduação, trabalhos de graduação interdisciplinar, trabalhos de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento, entre outros.

Nele, foram abordadas as principais normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos em vigor: NBR 6023 - Referências (2002); NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento (2012); NBR 6027 – Sumário (2012); NBR 6028 - Resumo (2003); NBR 10520 - Citações em documentos (2002); NBR 12225 - Lombada (2004); NBR 14724 - Trabalhos acadêmicos (2011).

O "Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT" foi desenvolvido com a intenção de ser um instrumento didático/prático de consulta, num momento em que os acadêmicos, embora assoberbados com a produção científica, não podem deixar de seguir o padrão brasileiro de normas, devido à qualidade que ele confere à produção científica do país, visando uma boa apresentação, compreensão da leitura, padronização e facilidade na recuperação da informação.

Destina-se aos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG, bem como para os demais interessados nos procedimentos para a elaboração da produção intelectual científica e acadêmica.

Como fazer o download da obra:

        O e-book foi publicado pela plataforma ISSUU, o que possibilita gerar dados estatísticos de acesso e de downloads, além da utilização de ferramentas de leitura para e-books.

Para obter a obra na íntegra em Word, acesse o link: 

Para realizar o download da obra, basta clicar no link das setas (último link das ferramentas que aparecem na parte inferior da tela inicial): 







     Ao clicar neste link, abrirá a obra em tela cheia. Na parte superior aparecerão alguns links. Ao clicar no último link, aparecerá a opção "Download", conforme figura abaixo.






Ao término, será obtida a versão do manual em Word. Sendo assim, os discentes podem utilizar os modelos de capa e folha de rosto e substituir apenas seus dados pessoais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário