Anais EDEA

Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)

O Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA surgiu da iniciativa dos alunos do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).


I EDEA 

A relação entre teoria e prática da pesquisa em EA e a reflexão acerca do papel do educador diante dos acontecimentos ambientais, foram temas da primeira edição do evento, que ocorreu de 15 a 31 de outubro de 2008, reunindo docentes e discentes do PPGEA, o Núcleo de Estudos e Monitoramento Ambiental (NEMA) e representantes do Ministério do Meio Ambiente. O encontro possibilitou a discussão sobre o processo de constituição dos educadores e pesquisadores ambientais, incitando a reflexão sobre a sintonia entre as demandas da crise ambiental e os fundamentos do Programa.

Vídeo I EDEA 




II EDEA

Em 2010 foi realizado o II EDEA com a proposta de repensar resultados teóricos e práticos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, a fim de aprimorar a qualidade da formação de discentes e docentes. Os resultados do I e II EDEA foram de significativa importância para a continuidade da construção qualitativa do PPGEA, visto que tanto a comunidade docente quanto a coordenação do Programa, posicionaram-se disponíveis para as reestruturações que permitissem a confluência de compreensões e ações com a complexidade demandada pela crise ambiental vigente.



Confira abaixo os trabalhos completos do II EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.



https://centrodeestudosambientais.files.wordpress.com/2008/11/livro-ii-edea-artigo-soler-cea1.pdf


III EDEA




O III EDEA ocorreu de 11 a 14 de maio de 2011, no CIDEC-SUL, do Campus Carreiros da FURG. A temática do evento, "Semeando Ideias, Colhendo Diálogos" foi um convite ao diálogo continuado, que transcenda o espaço universidade para ser colhido no dia-a-dia das relações ambientais. O evento contou com a participação de mais de 400 ouvintes, com apresentações orais de 68 trabalhos e 70 pôsteres, resultando em um livro já publicado e em um livro de anais com mais de 800 páginas, material disponível online.


Confira abaixo os trabalhos completos do III EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.



IV EDEA



O IV EDEA ocorreu na cidade do Rio Grande/RS, entre os dias 25 e 28 de setembro de 2012. Pensando na acolhida de todos os participantes, que viriam de diversos lugares do país, procuramos criar espaços comuns fomentadores da reflexão e do diálogo sobre as suas práticas, como por exemplo: I Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, Feira de Economia Solidária, Trilha dos Sentidos e CINEDEA.  Os Grupos de Trabalho (GTs) foram constituídos com o objetivo de viabilizar os encontros, as discussões e as análises das pesquisas em Educação Ambiental no Brasil e no mundo. Desse modo, procuramos agrupar os pesquisadores por tema de interesse para proporcionar um debate reflexivo e problematizador da Educação Ambiental nos seguintes GTs: 1) Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Educação Ambiental; 2) Problemáticas Emergentes em Educação Ambiental; 3) Modelos de Desenvolvimento, Impactos Ambientais e Sociais e Educação Ambiental; 4) A constituição de educadores e educadoras ambientais e; 5) Movimentos Sociais e Educação Ambiental. 

Confira abaixo os trabalhos completos e resumos expandidos do V CPEASul – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.






V EDEA 


O V EDEA ocorreu nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013, na cidade do Rio Grande/RS, com a temática: “A Educação Ambiental e os desafios da contemporaneidade”. 

Confira abaixo os trabalhos completos e resumos expandidos do V CPEASul – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.





VI EDEA 

O VI EDEA ocorreu de 24 a 26 de setembro de 2014, na cidade do Rio Grande/RS, com a temática: “Constituindo Educadores Ambientais".
 
Confira abaixo o ebook com os anais do VI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.

Blog do VI EDEA

Trabalhos apresentados no VI EDEA 

Como fazer o download do documento:



VII EDEA


O VII EDEA ocorreu de 25 a 27 de novembro de 2015, na cidade do Rio Grande/RS, com a temática: “Os desafios da Educação Ambiental: quem faz, como, para quê e para quem?".

Anais do VII EDEA




EIXOS TEMÁTICOS:
Eixo temático 1 - Abrangência de olhares e dispersão de lutas em Educação Ambiental.
Os trabalhos destinados ao eixo 1 são aqueles que discutem o campo da Educação Ambiental na tentativa de aprofundar os pontos de partida que fundamentam as múltiplas acepções que a questão ambiental abarca no cenário contemporâneo. Com isso, este eixo objetiva: assinalar as fortalezas e as fragilidades que a multiplicidade de enfoques corrobora; identificar se as bandeiras de lutas convergem ou divergem; descrever como elas têm sido organizadas.


Eixo temático 2 - Espaços consolidados e políticas de Educação Ambiental.
O objetivo do eixo 2 é mapear a práxis da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, seja em espaços institucionalizados ou não. Esse objetivo se desdobra nos seguintes itens: captar os discursos da Educação Ambiental que estão em voga; comparar o discurso com a prática a que se pretende; discutir sobre a questão do contexto escolar, enquanto um espaço político, no que tange ao modo como a escola tem sido tratada e, ao mesmo tempo, trata da Educação Ambiental; abrir a possibilidade de novas frentes a serem debatidas. Outra questão que poderá orientar os trabalhos submetidos ao eixo é a seguinte: quais são os avanços, em termos de políticas públicas, que devem ser discutidos para a manutenção ou não das conquistas da Educação Ambiental?


Eixo temático 3 – Perspectivas e utopias da Educação Ambiental.
As questões que orientam o eixo 3 são as seguintes: para onde apontam os nossos estudos em Educação Ambiental? O que pretendemos com eles? O horizonte utópico continua a ser um farol na jornada da Educação Ambiental? Como este horizonte utópico é construído e constituído? Quais as perspectivas teóricas estão sendo delineadas? Como são tratados, na Educação Ambiental, conceitos, entre outros, como a cultura, a política, a arte, a estética, a ética e a epistemologia, ideologia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário