sábado, 3 de agosto de 2013

Sala Verde participa do lançamento oficial da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e das diretrizes iniciais do Programa Escolas Sustentáveis para as escolas da rede pública municipal de ensino - Rio Grande/RS

A Sala Verde da FURG, representada pela bibliotecária Cibele Vasconcelos Dziekaniak, participou do lançamento oficial da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e das diretrizes iniciais do Programa Escolas Sustentáveis para as escolas da rede pública municipal de ensino no dia 02 de agosto 2013, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Rio Grande.


Redator: Tiago Collares
Incentivar as instituições de ensino do município para que desenvolvam iniciativas voltadas para a sustentabilidade, o cuidado e a preservação do meio ambiente. Essa é a proposta do programa Escolas Sustentáveis, proposição do governo federal aderida pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMED), e pela 18ª CRE em ato realizado nesta tarde no Salão Nobre do Executivo Municipal.

A ação visa o planejamento coletivo de novos hábitos e culturas na escola, alicerçados na gestão, na formação pedagógica dos professores e no ambiente escolar sob a perspectiva da sustentabilidade ambiental. Cerca de 20 mil alunos da rede pública municipal de ensino serão beneficiados pelo programa, que atenderá 40 escolas municipais.

O Coordenador Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Jose Vicente de Freitas, detalhou o programa Escolas Sustentáveis para a plateia composta, na grande maioria, por profissionais ligados a educação e falou sobre os recursos que serão investidos no município. Cada escola participante receberá um montante anual na ordem de 15 mil reais para o desenvolvimento de projetos na área ambiental. O dinheiro será depositado pelo governo federal diretamente na conta do Circulo de Pais e Mestres (CPM) da escola, que gerencia o recurso.

Após sua intervenção, a consultora do MEC/MMA Daysi Elisabete Cordeiro apresentou os princípios norteadores da IV Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente, que mobilizará a comunidade escolar rio-grandina através de etapas realizadas nas escolas do município.







Saiba mais sobre a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário