sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Disponível o livro Gestão Socioambiental no ScienceDirect através do Portal Periódicos Capes



Acesso ao texto completo da obra Gestão Socioambiental, de Takeshy Tachizawa e Rui Otávio Bernardes de Andrade no ScienceDirect, por meio do Portal Periódicos Capes.


Prefácio:

Esta obra é destinada a gestores, executivos, empresários, administradores de organizações públicas e privadas e estudantes universitários em geral. O embasamento conceitual e filosófico adotado no desenvolvimento deste livro está calcado no enfoque sistêmico e nos princípios da sustentabilidade empresarial.

O Capítulo 1 apresenta uma maneira de compreender as organizações e de identificar os pressupostos conceituais da gestão ambiental e da responsabilidade social corporativa. Analisa o novo ambiente empresarial e as tendências da sustentabilidade empresarial.

No Capítulo 2 analisa-se o atual ambiente da sustentabilidade, transparência e governança corporativa vigente no Brasil e no exterior. Analisa a crescente implementação dos balanços sociais pelas empresas brasileiras como instrumento de comunicação de seu desempenho corporativo junto à comunidade. Sintetiza os diferentes modelos de divulgação das atividades desenvolvidas pelas empresas. Esses modelos de evidenciação de aspectos não-tradicionais são analisados como ferramenta complementar aos conhecidos balanços contábeis (demonstrações financeiras legalmente instituídas). Descreve o exercício da cidadania corporativa e as diferentes formas de divulgação dos resultados obtidos pelas grandes organizações em termos de governança corporativa.

O Capítulo 3 descreve as recomendações para as organizações que primam pelo seu desenvolvimento econômico de maneira convergente com a sustentabilidade de seus negócios. São princípios que auxiliam as organizações a cumprir as suas obrigações de forma abrangente em matéria de gestão socioambiental.

O Capítulo 4 apresenta as características diferenciadas das organizações da economia nacional. Foram identificadas as diferentes particularidades e estratégias corporativas inerentes a cada setor econômico, úteis para uma posterior análise dos fatores socioambientais que influenciam a concepção de indicadores de sustentabilidade em função do tipo de organização enfocada. Analisam-se as dimensões da sustentabilidade empresarial relacionando-as com os diferentes tipos de organizações do universo empresarial brasileiro.

O Capítulo 5 avalia os diferentes enfoques de sustentabilidade que permitem identificar os fatores de influência na determinação de indicadores de monitoramento socioambiental de forma diferenciada para cada tipo de organização. É proposta uma abordagem para a estruturação de software de monitoramento e de base de dados socioambientais.

No Capítulo 6 apresentam-se as boas práticas de responsabilidade socioambiental, no atual cenário empresarial brasileiro, como instrumento de gestão para evitar riscos de desastres corporativos. É feito um mapeamento da sustentabilidade praticada pelas organizações do universo empresarial brasileiro, para fins de identificação das estratégias socioambientais mais bem aplicáveis a cada segmento econômico. Evidencia as estratégias de sustentabilidades nas empresas comerciais; instituições financeiras; empresas de serviços especializados; instituições do setor educacional; organizações do setor público e organizações de outros ramos de negócios.

O Capítulo 7 destaca as estratégias de gestão com pessoas convergentes com a questão da sustentabilidade corporativa, nas diferentes categorias de empresas. Analisa as possibilidades de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos no contexto da sustentabilidade. O uso de filmes como recurso didático sintetiza a analogia que se faz com a capacidade das pessoas de se unirem como uma força de trabalho coesa dentro de um cenário de maior valorização do ser humano.

O Posfácio faz uma revisão geral dos pontos mais importantes tratados nesta obra.

Os exemplos e casos empresariais são apresentados neste livro meramente para efeito didático e ilustrativo. Foram baseados em pesquisas de mercado e, para esse efeito, foram consultados balanços, demonstrações financeiras legais e reportagens publicadas em jornais e revistas especializadas, com destaque para as “Melhores e Maiores” da Revista Exame, Revista Época e sites do Instituto Ethos, Akatu, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, Bovespa e instituições correlatas. Os casos empresariais foram baseados, ainda, em dados obtidos de sites especializados e aqueles específicos de organizações que são referência no contexto empresarial brasileiro em estratégias e projetos de sustentabilidade.

Cabe mencionar, ainda, as obras dos autores: Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios aplicadas à realidade brasileira; Organizações não-governamentais e terceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação, ambos da Editora Atlas, e Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável, da Pearson Education do Brasil, como precursoras dos temas desenvolvidos neste livro.


Copyright © 2008 Elsevier Editora Ltda. All rights reserved.


Fonte: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9788535231663500050

Nenhum comentário:

Postar um comentário