Projetos

PROJETOS DE EXTENSÃO SALA VERDE JUDITH CORTESÃO

1. Jogo de Tabuleiro de Educação Ambiental "Trilha do Planeta"

A iniciativa do projeto de extensão “Jogo de tabuleiro de educação ambiental Trilha do Planeta", desenvolvido pela bibliotecária Cibele Dziekaniak, partiu da importância dos jogos de tabuleiro no processo educativo, sendo assim, uma oportunidade para se levar um pouco de Educação Ambiental às crianças, a partir desta valiosa ferramenta lúdica e de aprendizado, distribuída gratuitamente à comunidade.

O jogo "Trilha do Planeta" foi desenvolvido pelo cartunista e doutor em Educação Ambiental Wagner Passos, em parceria com a Sala Verde Judith Cortesão da FURG.


Acesse o projeto na íntegra:








Trabalho disponível para download e liberado pelo autor Wagner Passos para utilização por professores em sala de aula.

Faça aqui o download:




1ª EDIÇÃO "JOGO DE TABULEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRILHA DO PLANETA" NA FEIRA DO LIVRO DA FURG 
(Jan./Fev. 2014)


 

 



2ª EDIÇÃO "JOGO DE TABULEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRILHA DO PLANETA" NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
(25-10- 2019



 







2. "Trilha dos Sentidos: encontro com a natureza"

O projeto visa levar a sensibilização ambiental para além das fronteiras da FURG, trabalhando a Educação Ambiental não só com os alunos e professores da graduação, pós-graduação e com os servidores da universidade, mas também, com a comunidade em geral.

A “Trilha dos Sentidos” oferece aos seus participantes a percepção de diferentes sensações, de olhos vendados, exercendo intensamente o tato, o olfato e a audição, por meio da exploração de uma trilha perceptiva e interpretativa de objetos e recursos naturais.

O projeto "Trilha dos Sentidos" faz parte das ações desenvolvidas pela Sala Verde  Judith Cortesão da FURG, que consiste em um espaço socioambiental, com o objetivo de constituir-se num Centro de Informação e Formação Ambiental. 

A Sala Verde, além de ser uma biblioteca setorial do Sistema de Bibliotecas da FURG, também é um espaço dedicado ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional, bem como divulga e difunde as publicações sobre o Meio Ambiente produzidas e/ou fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, através do CID (Centro de Informação e Documentação).

O projeto "Trilha dos sentidos" foi desenvolvido pela bibliotecária Cibele Dziekaniak, coordenadora da Sala Verde da FURG, baseado no projeto "Trilha da Vida", de autoria do Prof. Dr. José Matarezi, que desde 1997 desenvolve o projeto em Santa Catarina. 

Segundo Matarezi (2006, p. 185), "atualmente com dimensão de programa, a Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos surgiu como projeto de educação ambiental comunitária e em unidades de conservação. Foi criada e está sendo desenvolvida, desde 1997, pelo Laboratório de Educação Ambiental (LEA) do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em parceria5 com a Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor – Loanda, PR) e com a ONG Voluntários pela Verdade Ambiental (V-Ambiental/Itajaí, SC). Atualmente, busca-se a implementação de uma Rede de Núcleos Disseminadores da Trilha da Vida, contemplando a formação continuada de coletivos educadores.

No estado do Paraná, o núcleo disseminador está vinculado a Facinor, com sede no município de Loand,a no extremo noroeste do estado. Tendo como base o enfoque socioambiental e de conservação das diversidades biológica e cultural na exploração de trilhas perceptivas e interpretativas, caracteriza-se como um experimento educacional transdisciplinar, que integra objetivos educacionais, conservacionistas e terapêuticos. Partindo-se do campo da educação ambiental comunitária (MATAREZI et al., 2003, p. 204), busca promover uma reaproximação dos participantes com o meio ambiente nos seus aspectos naturais, sociais, culturais e históricos, e por esta via, estimular uma reflexão crítica das inter-retro-ações históricas entre a sociedade, o indivíduo e o lugar onde se vive. Isto é feito por meio de vivências em grupo nas quais as pessoas experimentam diferentes situações de olhos vendados e descalças, exercendo intensamente o tato, olfato, paladar e audição (MATAREZI, 2000/2001 e 2004)."

Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602006000100012

Acesse o projeto na íntegra:

2012

No ano de 2012 foram oferecidas duas edições da "Trilha dos sentidos", uma na própria Sala Verde da FURG e a outra no CPEASUL - V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - CPEASUL e no IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA), em Rio Grande.

2013

No ano de 2013 foram oferecidas a 3ª e 4ª edições da "Trilha dos sentidos". A 3ª edição foi realizada na 35ª Feira de Artesanato do Rio Grande (FEARG)/ 18ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (FECIS), em sua 18.ª edição, no período de 27 de junho a 14 de julho de 2013, no Centro Municipal de Eventos, em Rio Grande. A 4ª edição da "Trilha dos Sentidos foi realizada no XV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão Documental - EREBD-SUL 2013. O evento ocorreu entre os dias 14 a 17 de novembro de 2013 no CIDEC-SUL, Campus Carreiros da FURG, tendo como tema: “As diferentes perspectivas de atuação do profissional da informação, do social ao tecnológico: os múltiplos caminhos!”


1ª EDIÇÃO DA TRILHA DOS SENTIDOS NA SALA VERDE DA FURG  
RIO GRANDE/RS (MAIO 2012)


 


  


 


 






2ª EDIÇÃO DA TRILHA DOS SENTIDOS NO CPEASUL - V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - CPEASUL e no IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA) - RIO GRANDE/RS
(SETEMBRO 2012)






            





3ª EDIÇÃO DA TRILHA DOS SENTIDOS NA 35ª FEARG/18ª FECIS - 
RIO GRANDE/RS (JULHO 2013)


 

 

 

 

 


4ª EDIÇÃO DA TRILHA DOS SENTIDOS 
 XV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão Documental - EREBD-SUL RIO GRANDE/RS 
(NOVEMBRO 2013)


  

 



9 comentários:

  1. Não consigo acessar os projetos na íntegra. Por favor, poderiam verificar o link?

    ADOREI OS PROJETOS DA PÁGINA ! PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, obrigada pelo retorno. Testei os links e todos estão abrindo normalmente. Eles estão no Slide Share. Irei colocá-los aqui para vc tentar abri-los. Se não der, tente em outro navegador ok.

    http://pt.slideshare.net/cibeledziakaniak/projeto-trilha-2013?from_search=4

    http://pt.slideshare.net/cibeledziakaniak/relatrio-final-projeto-trilha-dos-sentidos2013-fearg

    http://pt.slideshare.net/cibeledziakaniak/projeto-de-extenso-trilha-dos-sentidos-encontro-com-a-natureza-relatrio-final-2012?from_search=2

    http://pt.slideshare.net/cibeledziakaniak/projeto-trilha

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Faltou o link do projeto do jogo:

    http://pt.slideshare.net/cibeledziakaniak/projeto-final-enviado

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Como posso conseguir a arte do JOGO DE TABULEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRILHA DO PLANETA, para imprimir?
    dcs_rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo possui direitos autorais, não temos autorização pra disponibilizar sua arte. Grata!

      Excluir
    2. Prezad@!

      O jogo está disponível para download e foi liberado pelo autor Wagner Passos para utilização por professores em sala de aula. Acesso em: http://wagnerpassosblog.blogspot.com/p/materiais-didaticos.html

      Excluir
  5. Olá,onde eu consigo fazer uma trilha desse tamanho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezad@!

      O jogo está disponível para download e foi liberado pelo autor Wagner Passos para utilização por professores em sala de aula. Acesso em: http://wagnerpassosblog.blogspot.com/p/materiais-didaticos.html

      Excluir
  6. Boa tarde! Nossa trilha foi realizada em parceria com um educador ambiental e possui direitos autorais. Sendo assim, não temos como lhe encaminhar o arquivo em alta resolução para impressão. Podemos lhe enviar algumas cópias do jogo impresso, em formato A5. Se for do seu interesse, favor fornecer seu endereço por meio do e-mail: sib.salaverde@furg.br Grata pelo contato!

    ResponderExcluir