O que é Sala Verde?

Sala Verde é um projeto coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA). 

Teve início em 2000, a partir da demanda de diversos municípios e instituições em possuir um Centro de Referência em informações Ambientais que possibilitasse também o acesso às diversas publicações produzidas/disponibilizadas pelo Ministério do Meio Ambiente. A partir de 2004, iniciou-se o processo seletivo induzido por edital.

O Projeto Sala Verde do MMA consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais pelo país, com o objetivo de constituí-los como Centros de Informação e Formação Ambiental. 

Sala Verde é um espaço situado dentro de uma instituição, o qual dedica-se ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre o Meio Ambiente, produzidas e/ou fornecidas pelo MMA, através do CID (Centro de Informação e Documentação).

As Salas Verdes têm como missão: disponibilizar, difundir e democratizar a informação ambiental, buscando a socialização dos materiais distribuídos e colaborando para a construção de um espaço que, além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.