Sala Verde da FURG







Fotos da Sala Verde clique aqui.


DELIBERAÇÃO Nº 050/2006 - Dispõe sobre o Ato Executivo nº 031/2006 - Criação da Biblioteca Setorial Sala Verde “Judith Cortesão”.


Em 2005, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) foram contemplados no edital 1/2005 Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a abertura de uma Sala Verde.

O Projeto Sala Verde do MMA consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais pelo país, com o objetivo de constituí-los como Centros de Informação e Formação Ambiental.

Sala Verde é um espaço situado dentro de uma instituição, o qual dedica-se ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre o Meio Ambiente, produzidas e/ou fornecidas pelo MMA, através do CID (Centro de Informação e Documentação).

As Salas Verdes têm como missão: disponibilizar, difundir e democratizar a informação ambiental, buscando a socialização dos materiais distribuídos e colaborando para a construção de um espaço que, além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

Em 23/08/2006 a Sala Verde Judith Cortesão também tornou-se Biblioteca Setorial do Núcleo de Informação e Documentação (NID), atual Sistema de Bibliotecas (SiB), e em 28/05/2007, foi inaugurada e denominada
 Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão. 

Sua denominação se deu em homenagem à Profª. Drª. Judith Cortesão, devido a sua trajetória enquanto ambientalista. O acervo pessoal da pesquisadora está disponível na Biblioteca que a homenageia: Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental - Sala Verde Judith Cortesão. 

O acervo abrange diversas áreas do conhecimento, com ênfase em Educação Ambiental, é gerenciado pelo Sistema ARGO, o qual permite consultas, reservas e renovações on-line, por meio do endereço http://www.argo.furg.br

A consulta ao acervo é de livre acesso, atendendo a comunidade acadêmica da FURG, a comunidade em geral e, especialmente, aos cursos de pós-graduação em Educação Ambiental (mestrado e doutorado). O empréstimo domiciliar é restrito, sendo permitido, somente, para quem possui vínculo com a FURG. 



O acervo da Sala Verde da FURG é composto pelas seguintes obras: doações da Profª. Drª. Judith Cortesão; material bibliográfico da antiga biblioteca do PPGEA; obras recebidas do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto Sala Verde; teses e dissertações defendidas no PPGEA; obras recebidas por meio de compras realizadas pelo Sistema de Bibliotecas (SiB); intercâmbios e doações. 


Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. 

Bibliotecária coordenadora: Bel. Me. Cibele V. Dziekaniak 

E-mail: cibeledziekaniak@furg.br 

Telefone: (53) 3233-6804. 

E-mail: sib.salaverde@furg.br 

Endereço: 
Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental Sala Verde Judith Cortesão - Campus Carreiros - Centro de Convivência - Av. Itália km 8 CEP: 96203-900 - Rio Grande/RS. 

Serviços oferecidos: consulta local, empréstimo domiciliar, reservas, renovações, Comutação Bibliográfica - COMUT, inclusão de teses e dissertações do PPGEA na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, confecção de fichas catalográficas das teses e dissertações defendidas no PPGEA, levantamento bibliográfico, guia do usuário, auxílio na normalização de trabalho acadêmicos, treinamentos individuais (para uso do Sistema ARGO, Portal Periódicos da Capes e portal de e-books), serviço de referência, orientação aos estágios curriculares do Curso de Biblioteconomia, projetos de extensão oferecidos à comunidade em geral ("Trilha dos Sentidos" e Jogo de tabuleiro "Trilha do Planeta"), apresentação de vídeos ambientais do Circuito Tela Verde, entre outros. 



Projetos de extensão: