sexta-feira, 25 de julho de 2014

Inscrições abertas para dois cursos a distância: “Criança e o Consumo Sustentável” e “Estilos de Vida Sustentável”

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está com as inscrições abertas para dois cursos a distância. Até o dia 1° de agosto, os interessados nos temas “Criança e o Consumo Sustentável” e “Estilos de Vida Sustentável” podem se inscrever na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Os cursos serão realizados durante o mês de agosto e os participantes terão direito a um certificado de formação no tema, emitido pelo MMA.

Para se inscrever é necessário acessar a plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) <http://ava.mma.gov.br/>. A página traz um resumo de cada curso. Ao selecionar a opção do curso desejado, será solicitada a realização de um cadastro. As instruções para se cadastrar aparecerão ao lado direito da tela. 

Os cursos fazem parte da iniciativa de ampliar o acesso de diversos públicos interessados nos processos de formação e capacitação desenvolvidos pelo MMA. Para este ano, a expectativa é formar 10 mil pessoas a partir dos oito cursos a distância promovidos pelo órgão. 

TEMAS

O curso “Criança e o Consumo Sustentável” oferece mil vagas. A carga horária será de 38 horas. O curso tem como objetivo trabalhar o conhecimento de pais e educadores para que construam valores mais sustentáveis com as suas crianças, desestimulando o consumo desenfreado e incentivando a prática de brincadeiras, hábitos e atitudes muito mais saudáveis e sustentáveis. Será abordado o contexto histórico do consumo, fundamentos e conceitos da sustentabilidade e do consumo sustentável, além de apresentada estratégias de como proteger as crianças dos apelos consumistas. O curso será realizado no período de 04 a 30 de agosto. 

O curso “Estilos de Vida Sustentável” também oferece mil vagas, com carga horária de 30 horas. A iniciativa visa promover uma reflexão e discussão sobre mudanças em favor de estilos de vida sustentáveis. Aberto para qualquer pessoa interessada no tema, o curso será ministrado de 04 a 30 de agosto. A capacitação abordará fundamentos e conceitos sobre o consumo e seus impactos socioambientais, apresentará dicas práticas para um consumo sustentável, perpassando por diversos temas como o uso da água e energia, resíduos sólidos domésticos e os impactos dos resíduos, habitações sustentáveis, alimentação, saúde, mobilidade urbana e lazer.

TINNA OLIVEIRA


Fonte: Lista discussão Projeto Sala Verde.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

IV SEMINÁRIO DE JUSTIÇA AMBIENTAL, IGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO.





Estão abertas as submissões de trabalhos para o IV SEMINÁRIO DE JUSTIÇA AMBIENTAL, IGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO.

Para inscrever seu trabalho basta preencher o formulário de submissão no qual você digitará o título da comunicação, o resumo (com até 500 palavras), três palavras-chave e os dados dos autores.

O prazo para submissão do formulário com o resumo foi prorrogado para 30 DE JULHO DE 2014.

A taxa de inscrição dos trabalhos é de R$ 50,00, que será paga após a divulgação dos resumos aprovados.

O prazo para submissãos dos textos completos é 31 DE AGOSTO DE 2014. 

Tanto os resumos quanto os trabalhos completos serão publicados em formato ebook. Também faremos uma seleção de trabalhos para publicação em número especial da Revista de Educação, Ciências e Matemática (Qualis B2 Ensino)

Este ano as comunicações serão realizadas durante dois CÍRCULOS DE SABERES, ou seja, em rodas de diálogo nas quais os participantes poderão compartilhar suas perspectivas e vivências na produção de conhecimento sobre as injustiças ambientais.

Haverá duas oportunidades para participar dos CÍRCULOS DE SABERES:

- a primeira, no dia 19/08, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (em São Gonçalo, RJ),

- a segunda, no dia 22/08, na Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande, RS).


Por favor, indique no formulário onde você deseja participar!


Serão bem vindos:

- trabalhos oriundos de pesquisas acadêmicas (incluindo graduação, mestrado e doutorado);

- projetos desenvolvidos em espaços escolares e não-escolares;

- relatos de experiência de grupos envolvidos na luta contra as injustiças ambientais;

- relatos da experiência de ativistas que atuam junto a comunidades atingidas;

- relatos de experiências de vários segmentos poder público, ongs e outras organizações;

- e demais trabalhos que possam enriquecer nosso diálogo sobre a temática do evento.


Contamos com a sua participação e divulgação!

Atenciosamente,

Comitê Executivo