quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Acesse o COLECIONA, periódico eletrônico bimestral, especializado em informações sobre Educação Ambiental e Educomunicação.

Com 4 anos de vida e um período inativo, o Fichário d@ EducadorAmbiental, COLECIONA volta a circular em apoio ao trabalho de milhares de educadores e educadoras ambientais em todo o Brasil. É uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC – MMA, que chega a sua 13a. edição com cara nova, corpo remodelado e novas possibilidades.




O objetivo continua o mesmo, ser um prático fichário “com textos para se pensar e fazer Educação Ambiental – EA, permanentemente, atualizado e organizado em seções, possibilitando, assim, a formação de um banco de Informações” sobre esta temática, aberto a consulta e uso público.

Como a acessibilidade da internet é maior, e menor a nossa disposição em incentivar o consumo de papel, resolvemos transformar o COLECIONA em portal, sítio ou página eletrônica. A opção de impressão permanece porque os textos estão disponibilizados no formato PDF. Mas a intenção também é tornar esse fichário mais dinâmico, com vídeos, spots, imagens, links etc.

A exemplo do número 8, dedicado ao tema Água, estamos pautando esta edição sobre o tema da EA naAgricultura Familiar. O próximo número deverá ser dedicado ao tema da EA e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mas isso não significa que o COLECIONA será sempre temático.

O verdadeiro tema deste fichário é a Educação Ambiental, com reflexões de autores diversos, onde se destacam também posicionamentos críticos, de acordo com princípios da PNEA, que motivem o intercâmbio e a discussão; e, com experiências do fazer e do saber técnico, acadêmico e popular.

Educar(se) por um outro mundo possível, um novo Brasil, cada vez mais sustentável e justo. Esse é o grande desafio que pauta toda esta geração. Vive-se na atualidade uma grande transição, no limiar de um novo tempo. A educação ambiental rumo a sociedades sustentáveis – considerando a sociobiodiversidade e a democracia participativa como valores essenciais – é fonte, meio e mensagem essenciais ao avanço dessa transição com mudanças paradigmáticas.

O COLECIONA é um desses meios que, como os demais, depende também de sua participação. Portanto, aprecie, comente, critique e contribua para animarmos o nosso diálogo. Este é mais um ponto de nossa grande rede de educador@s ambientais!

COLECIONA – Fichário do Educador Ambiental é uma produção do Departamento de Educação Ambiental/Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de fornecer informações, textos, experiências e ações na área de educação ambiental. Essa ferramenta serve de subsídio para todo aquele que atua na área de educação ambiental.

Estão abertas até 1º de outubro as inscrições para a seleção de 40 obras audiovisuais brasileiras de animação.

Parceria do MMA-MinC fomenta a produção de 40 obras.

Edital Curta Animação tem como tema filmes sobre resíduos sólidos
Seguem abertas, até 1º de outubro, as inscrições para a seleção de 40 obras audiovisuais brasileiras de animação. As realizações devem ser inéditas e ter a duração de um minuto. Cada micrometragem selecionada receberá o subsídio de R$ 15 mil. A temática deve abordar, de forma criativa e inovadora, a questão dos resíduos sólidos no país.

O edital Curta Animação 2013: resíduos sólidos em um minuto é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC). Os curtas devem ser dirigidos ao público em geral, com classificação etária livre.

Serão avaliados nas obras quatro critérios principais: aspectos de criatividade e inovação; qualidade do roteiro; desenvolvimento do tema; qualidade do plano de direção e storyboard. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada por meio de sistema on-line (veja aqui).

PARCERIA

O Circuito Tela Verde, iniciativa do MMA também em conjunto com a Secretaria do Audiovisual, que estimula a produção de filmes com temática socioambiental, vai agrupar, em um DVD, alguns destes 40 vídeos selecionados pelo edital para compor sua 5° Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente.

O circuito promove a sensibilização, reflexão e mobilização dos públicos sobre o meio em que vivem, estimula a produção de materiais alternativos e independentes e leva filmes sobre a temática socioambiental para espaços exibidores de dentro e fora do país.

Confira o edital: Curta Animação 2013

TINNA OLIVEIRA

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

VOCÊ QUER UMA BIBLIOTECA MELHOR?

Participe da pesquisa de opinião quanto às Bibliotecas do SIB/FURG 2013.

Disponível em: http://www.consultas.furg.br/ 


Este levantamento visa investigar sobre o conceito que os usuários (Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos em Educação) atribuem às bibliotecas que compõem o SiB.

A sua participação nesse processo é de fundamental importância, por isso contamos com você, respondendo a este questionário e apresentando sua opinião. 

As respostas deverão ser submetidas de 13/08/2013 até 30/09/2013 e os resultados desta pesquisa serão divulgados posteriormente no site da Biblioteca.

Contamos com a participação de todos!