sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Serviço de COMUT nas bibliotecas da FURG

A SALA VERDE DA FURG OFERECE O SERVIÇO DE COMUT. CLIQUE AQUI E FAÇA SUA SOLICITAÇÃO.

A partir de 29/11/2013, a Biblioteca Central da FURG passa a ser Biblioteca Base no Programa de Comutação Bibliográfica do IBICT, o COMUT.
O que é o COMUT?
O COMUT permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:

- periódicos técnico-científicos; 
- teses e dissertações; 
- anais de congressos nacionais e internacionais; 
- relatórios técnicos; 
- partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais. 

O COMUT é constituído por Bibliotecas Base e Solicitantes. As Bibliotecas Bases são bibliotecas/centro de documentação de instituições de ensino e/ou pesquisa com acervo considerado adequado para o atendimento de demanda de cópias em uma ou mais áreas de conhecimento e com uma infra-estrutura mínima necessária aos propósitos da comutação bibliográfica. Já as Bibliotecas Solicitantes são bibliotecas/centros de documentação de instituições (de ensino, pesquisa, assessoria técnica, operações, administração, serviços, indústrias etc.) demandantes de informação documentária básica para as tarefas de ensino, pesquisa ou gerenciamento.

A rede Comut possui atualmente 394 bibliotecas base, ou seja, as bibliotecas que atendem às solicitações dos usuários, 2.304 bibliotecas solicitantes e 54.058 usuários – pessoas físicas.

Histórico: O Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) é um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do IBICT e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Ensino Superior (Sesu). O Comut tem por objetivo facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País.

O Programa foi instituído pela Portaria nº 456 de 5 de agosto de 1980, pelo então Ministério da Educação e Cultura, tendo como responsável a Capes. No mesmo ano, em 5 de novembro, foi feito um Termo de Ajuste em que o IBICT passou a compor com a Capes a corresponsabilidade pelo Comut.

Em 5 de março de 2002, a nova Portaria conjunta nº 590 do MEC e do MCT adapta o Comut às novas estruturas administrativas e organizacionais de seus mantenedores. Esse novo marco legal instituiu o Programa junto à Capes e à Sesu (MEC) e ao IBICT e à Finep (MCT).

O sistema foi automatizado em 1996, tendo como resultado a melhoria de todos os procedimentos administrativos e operacionais, possibilitando maior agilidade em todo o processo de comutação bibliográfica.

Em outubro de 1998, em continuidade à modernização das operações de comutação bibliográfica no País, foi implantado, em âmbito nacional, um sistema de transferência eletrônica de documentos, com o propósito de acelerar o processo de atendimento ao usuário e ampliar a capacidade de atendimento das bibliotecas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário