segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Quinta edição do circuito Tela Verde recebe novos vídeos socioambientais

Produtores podem enviar suas realizações para participar da seleção.


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) já está recebendo vídeos de todo o Brasil para compor a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde, previsto para acontecer no primeiro semestre do ano que vem. O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual. O material pode ser encaminhado por escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, sociedade civil organizada, comunidades e produtoras até 14 de novembro. 

Os vídeos podem ser curtas, vinhetas, animações e produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, câmeras digital ou qualquer outro material que capture imagem e som. O Circuito Tela Verde também procura suprir a carência que espaços educadores têm por materiais pedagógicos multimídias na temática socioambiental. “Buscamos atender às demandas de inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental”, afirma o diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do MMA, Nilo Diniz. *VÍDEOS EDUCADORES* 

Os vídeos selecionados farão parte de um kit composto também por cartazes e orientações para realização da mostra. Receberão esse material as instituições interessadas em exibir os filmes, chamadas de espaços exibidores, que já estão cadastradas junto ao MMA. São cerca de 1,5 mil em todo país. O circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente,executada pelo Departamento de Educação Ambiental em parceria com a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura. As edições do Circuito Tela Verde já exibiram mais de 190 filmes para quase 400 mil pessoas. 

As produções da última edição, por exemplo, trataram de temas como separação do lixo, reciclagem, consumo sustentável e biodiversidade, conservação de parques ambientais, dentre outros. O público do circuito é formado, em geral, por estudantes de todos os níveis - fundamental, médio e superior - professores, ambientalistas, servidores públicos, representantes de movimentos sociais, técnicos e funcionários de instituições ou empresas privadas. 

Mais detalhes acesse: 

Fonte: Lista de discussão Projeto Sala Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário