segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Primeira etapa da Conferência Infantojuvenil atrai 16.945 escolas

Agora acontecem as etapas municipais e regionais. Número supera as edições anteriores

Estudantes de 16.945 escolas em todo país participaram da etapa preparatória da 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), cujo tema é “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”. O registro dos projetos escolares foi encerrado esta semana e superou os números alcançados nas edições anteriores. 

O Ceará foi o Estado com maior participação de escolas, com 2.226, seguido da Bahia (1.777), São Paulo (1.677), Santa Catarina (1.295) e Rio Grande do Sul (1.165). “A atual edição superou todas as anteriores, demonstrando o interesse das escolas pelo desafio da sustentabilidade, até porque funcionou a mobilização das comissões organizadoras estaduais, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e especialmente do Ministério da Educação, que avança em boa hora com o Programa Escolas Sustentáveis”, destaca o diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Nilo Diniz.

Em todo o Brasil, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, público e privado, de escolas urbanas e rurais, debateram a sustentabilidade escolar no currículo, gestão e espaço físico e construíram projetos de ação para transformar a escola em um espaço sustentável. Nesta etapa também foram eleitos representantes na faixa de 11 a 14 anos para a fase estadual. 

Confira o total de escolas por estado.

PRÓXIMAS ETAPAS

Neste momento, estão acontecendo as etapas municipais e regionais, que ocorrem até o dia 6 de outubro. Após essa data, as comissões organizadoras de todos os Estados realizarão as conferências estaduais, fase obrigatória, para eleição dos delegados que participarão da etapa nacional, que acontecerá de 23 a 28 de novembro, em Luziânia (GO), cidade do entorno de Brasília.

A atividade dos coordenadores e dos estudantes nas conferências estaduais é avaliar os projetos das escolas e eleger os quatro melhores, um sobre cada subtema (terra, água, fogo e ar) para levar ao evento nacional. Os alunos das escolas que tiverem os projetos escolhidos vão automaticamente para a conferência nacional; os demais representantes serão eleitos nas plenárias estaduais. 

Na fase nacional, a conferência terá a participação de cerca de 700 estudantes. “Mas ao todo são milhões de estudantes, professores, funcionários e pessoas da comunidade do entorno da escola debatendo o tema em todo o país”, afirma Diniz.

TRAJETÓRIA

Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” tem como proposta fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com a participação ativa das escolas na construção de políticas públicas. A primeira edição da conferência, em 2003, teve a participação de 15.452 escolas; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475. Em 2009, a 3ª edição mobilizou 11.630 escolas e cerca de 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades.

Mais informações sobre a 4ª Conferência aqui.

TINNA OLIVEIRA



IV Conferência Nacional - de 23 a 28/11/2013

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA terá como temaVamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. Tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas temáticas.

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – 23 a 28 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário