quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lançamento oficial da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e das diretrizes iniciais do Programa Escolas Sustentáveis para as escolas da rede pública municipal de ensino - Rio Grande/RS

A Secretaria de Município da Educação fará, na próxima sexta-feira, 2 de agosto, às 14h, o lançamento oficial da IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente e das diretrizes iniciais do Programa Escolas Sustentáveis para as escolas da rede pública municipal de ensino, o qual acontecerá no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

Direcionado aos diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e professores(as) que trabalham com temáticas de Educação Ambiental, o evento contará com a presença do Prof. Dr. José Vicente de Freitas, coordenador Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), afim de que seja oficializada a parceria firmada junto à Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria da Educação, no desenvolvimento do Programa Escolas Sustentáveis como proposta de Educação Ambiental para as escolas da rede municipal.

O Programa Escolas Sustentáveis estará focado no exercício coletivo de pensar novos hábitos e culturas na escola, alicerçado nas seguintes perspectivas: a gestão escolar, a formação de professores, os currículos e o ambiente escolar, sob os olhares da sustentabilidade socioambiental. Essa ação temática/formativa vem fortalecer a Proposta Pedagógica da SMEd de uma “Escola ComVida”.

SMEd
Roberton Reis




Saiba mais sobre a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA: 


A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
Envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construirmos juntos uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade: esta é a tarefa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, representado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente(MMA) e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação(MEC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário