sexta-feira, 16 de agosto de 2013

IBICT lança Vocabulário Ambiental Infantojuvenil


IBICT lança Vocabulário Ambiental Infantojuvenil

Vocabulário Ambiental Infantojuvenil

Despertar nas crianças o hábito de preservar o meio ambiente e o respeito à natureza. Esse é o objetivo do Vocabulário Ambiental Infantojuvenil que será lançado no próximo dia 9 de junho (domingo), às 10h30, no Jardim Botânico de Brasília. Voltado para crianças e adolescentes, a publicação apresenta 100 verbetes ricamente ilustrados que simplificam a compreensão das questões ambientais relacionadas à biodiversidade, clima, energia, poluição e sustentabilidade.
As ilustrações foram feitas por alunos da Escolinha da Criatividade da 104/103 Sul (Brasília, DF), do Centro Educacional Maria Auxiliadora (Brasília, DF) e pelos participantes do Projeto Roedores de Livros (Ceilândia, DF). Também há desenhos premiados nos concursos infantis da Fundação SOS Mata Atlântica, Bayer-Pnuma e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do governo do Espírito Santo.
A cerimônia de lançamento do vocabulário terá a participação de 45 das 98 crianças que fizeram as ilustrações, que também irão participar de atividades lúdicas, como roda de leitura e canto, trava-língua, trilha informativa e outras.
O Vocabulário Ambiental Infantojuvenil é uma publicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, com cooperação da Unesco e apoio do Jardim Botânico de Brasília, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do GDF.

SOBRE O AUTOR:

Otávio Borges Maia
Formado em medicina veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em medicina veterinária preventiva. Foi pesquisador e professor nas áreas de doenças infecciosas, microbiologia, zoologia, manejo e conservação de fauna. Trabalhou como Analista Ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/MMA) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) no período de 2002 a 2010, quando coordenou o Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) – um dos vencedores do Prêmio Inovação na Gestão Pública Federal em 2009 − sendo um dos responsáveis pelo seu desenvolvimento e implementação. Participou dos trabalhos do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) de 2002 a 2008. Atualmente, é Analista em Ciência e Tecnologia vinculado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI), onde integra a equipe do Canal Ciência.

COLABORADOR:

Tino Freitas
Escritor e jornalista, formado em Comunicação Social, possui 12 livros publicados. Também desenvolve textos críticos e literários sobre Literatura Infantojuvenil em publicações diversas (revistas, sites) com circulação em todo o território nacional. É mediador de leitura do projeto Roedores de Livros e, a partir dessa experiência premiada e reconhecida nacionalmente, realiza oficinas sobre Mediação de Leitura para crianças e adultos. Desenvolve ainda projetos gráficos para publicações infantojuvenis. Foi finalista do Prêmio Jabuti (2011), na categoria Literatura Infantil e Finalista do Prêmio Bienal Brasil do Livro e Leitura (2012), categoria Literatura Infantojuvenil. Foi premiado com o 3º Lugar do Prêmio Glória Pondé (Literatura Infantil) da Biblioteca Nacional (2010). Sua obra foi selecionada para o Catálogo de Bologna, Itália (2011 e 2013) e recebeu 3 Selos Altamente Recomendável para Criança, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ (2011 e 2012); além de integrar, por 2 vezes, a seleção Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano, Revista Crescer (2010 e 2011).

A obra possui resenha do professor Mário Sérgio Portella.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Nenhum comentário:

Postar um comentário