segunda-feira, 29 de abril de 2013

MESTRE (Me.)/MESTRA (Ma.) OU SOU MANUSCRITO (Ms.)?

TÓPICO GRAMATICAL - 2ª EDIÇÃO: SOU MESTRE (Me.)/MESTRA (Ma.) OU SOU MANUSCRITO (Ms.)?


BY ELISANDRO FÉLIX DE LIMA

Não é incomum, em discriminação abreviada dos títulos de formação pós-universitária, ver que a pessoa é “Ms. em Educação”, “Ms. em Ciência da Computação”, “Ms. em Historiografia” etc. Mas, será que usar “Ms.” para abreviatura de mestre é o correto?

Antes de responder, vejamos o que é o VOLP e o que é a ABL.

O VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) é editado pela ABL (Academia Brasileira de Letras), entidade que tem delegação legal para listar oficialmente os vocábulos existentes em português, bem como fornecer seu gênero, grafia e modo de pronúncia.

E, é segundo a ABL que a abreviatura “Ms.” refere-se a (manuscrito), enquanto que, Mestre abrevia-se “M.e”, e Mestra “M.ª”).

Então, por que muitos ainda insistem em abreviar mestre com “Ms.”?

A hipótese mais concreta é a seguinte: Em inglês “Master of Science” (Mestre em Ciências) tem como abreviatura (Msc). Alguns pensam que o “M” e o “S” referem-se a Mestre em Inglês. Se for assim, o que diríamos sobre o “C”, se a palavra ciência é traduzida por Science? Nota-se que a abreviatura em inglês se completa assim: “M”: Master + “sc”: Science = Master of Science.

Perceberam a complicação?

“Ms.” não é a abreviação de mestre em Inglês, nem muito menos de mestre na Língua de Camões. “Msc” é a abreviação de “Master of Science” (Mestre em Ciências). Portanto, aqui no Brasil, abrevia-se: Mestre (M.e), Mestra (M.ª) e Manuscrito (Ms.).

COSTA, José Maria da. Manual de Redação Profissional. 3. ed. Campinas: Millennium, 2007.

CORREIA, Wilson. Qual é mesmo a abreviatura de Mestre?. Disponível em: >. Acesso em: 20 mar. 2011.




ELISANDRO FÉLIX DE LIMA é formado em Letras pela UNESC – Faculdades Integradas de Cacoal, Pós-Graduando em Gramática Normativa da Língua Portuguesa, prof. Tutor em Cursos a distância pela UNISA e Revisor Textual.

20 comentários:

  1. Olá Elisandro, concordo plenamente com você em relação ao uso incorreto das abreviações de mestre e mestra. No entanto, por conta disso, fiz pesquisa na ABL e obtive a seguinte resposta:
    ABL RESPONDE


    Pergunta : Gostaria de saber qual abreviatura usar para mestre/mestra, pois usa-se com frequência Ms ou Msc. Obrigada.

    Resposta : Prezada consulente:

    A abreviatura de Mestre é M.e (sem ponto depois do e) e de Mestra é M.ª; registrado em Reduções mais correntes do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

    Portanto, a abreviação correta é M.e para mestre e M.ª para mestra, não sendo considerado Me.; Ma.;Ms. nem Msc.

    Divulgo isso na instituição que trabalho. É de doer quando vejo essas abreviações em titulações de docentes em Instituições de Ensino Superior.

    Meu nome é Célia, sou Coordenadora Pedagógica de Cursos de Especialização Lato Sensu.

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber do esclarecimento da ABL, afinal, temos tantas situações desencontradas no português, e a ABL dá a batida do martelo, por mais esquisito que pareça.

    ResponderExcluir
  3. Entretanto, quando se abrevia "Dra." desta forma, não se poderia abreviar mestra desta forma "M.ª", mas "Ma". É algo ainda por ser discutido, portanto.

    L. Stefanelli

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa explicacao, foi bastente esclarecidor.

    ResponderExcluir
  5. Estamos a preparar uma atelier de orientecao para os alunos de 9 Ano e temos o nosso prof. que fez mestrado em orientacao escolar.Tinha a duvida em relacao abreviacao correcta do grao academico

    ResponderExcluir
  6. Ótimos esclarecimentos!
    Qual a abreviação correta para pós doutorado realizado no exterior? Postdoc ou Pós.Dr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pós Doutorado não é título.

      Excluir
    2. Boa noite Valéria M.

      Pós-doutorado não é um curso, e não dá direito a um título diferente, apesar de muitos erroneamente pensarem isso.

      Como não é uma colação de grau, Pós-doutor não existe. Quem tem um pós-doutorado é, na verdade, ainda um doutor. Portanto deve utilizar antes de seu nome a abreviação de doutor, apenas.

      Att, Eric Rocha

      Excluir
    3. Odacir Beltrão publicou várias edições do seu livro sobre Redação Técnica e quase todos ou outros autores desta disciplina beberam nesta fonte. Com muita propriedade, ele conta que as letrinhas lá no alto vieram da invenção de escreventes rebuscados que gostavam de enfeitar a caligrafia. Pensando na praticidade do uso dos teclados, nada justifica ter de colocar o a e o em cima aó lado da letra. O povo é que com o uso torna a forma correta.

      Excluir
  7. Muito bom saber esses dados. Mas Ma. em frente a nomes femininos fica a dúvida se estamos nos referindo ao nome Maria. E agora? Vários documentos voltaram com este erro.

    ResponderExcluir
  8. Vejam o documento "Style Guide for
    USC Communications" sobre abreviações em inglês!http://rossier.usc.edu/files/2013/01/University-Communications-Style-Guide_4913.pdf

    ResponderExcluir
  9. Prezado José Luiz, as referências citadas abaixo do seu texto direcionam o leitor para o site http://www.overmundo.com.br/

    Creio que os links devem ser verificados. Esse direcionamento não é agradável para o leitor e ainda trás descrédito quanto ao conteúdo publicado.

    ResponderExcluir
  10. Ótimas explicações e embasamento teórico.

    ResponderExcluir
  11. Qual é a abreviatura correta para doutora em Ciências da Educação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL) - Reduções

      http://www.academia.org.br/nossa-lingua/reducoes

      D.ra doutora

      D.r doutor

      M.ª mestra

      M.e mestre

      Excluir
  12. O grande problema é p as mulheres, várias vezes que escrevi Ma. Acham q meu nome era Maria! E tive q explicar q não era meu nome é sim a abreviação de Mestra!

    ResponderExcluir
  13. Pesquise melhor antes de afirmar que algo é errado. MS (S maiúsculo) também é a abreviatura de Master of Science em inglês. Confira você mesmo nesse site da Universidade Estadual da Pensilvânia.
    https://www.matse.psu.edu/graduate/graduate-degree-programs/masters-science-ms

    Em inglês tanto pode ser MS quanto MSc. Ambos são com S maiúsculo e pode-se optar por pontos para separar os termos ou não em ambas as formas.

    ResponderExcluir