terça-feira, 11 de setembro de 2012

Relatório “Povos Resilientes, Planeta Resiliente"


Novos modelos de governança, baseados em desenvolvimento social, fortalecimento econômico e sustentabilidade ambiental, devem nascer a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) – e ir além. Este é o foco principal das 56 recomendações do relatório “Povos Resilientes, Planeta Resiliente”, cuja versão em português foi apresentada (18/05/2012), no Rio de Janeiro, pela ONU e pelo Governo Brasileiro.

O documento foi produzido pelo Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global (GSP), grupo de trabalho criado pelo Secretário-Geral em agosto de 2010 para formular um novo projeto de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono. O evento contou a presença do Secretário-Executivo do GSP. A Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, é um dos 22 membros do Painel.

O fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) seria uma das questões principais para viabilizar esse processo.

“Pessoas Resilientes, Planeta Resiliente” pede pela integração dos custos sociais e ambientais do mesmo modo como são os preços mundiais e as medidas de atividades econômicas. Exige também um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável – que vão além da abordagem tradicional do Produto Interno Bruto (PIB) – e recomenda que os governos desenvolvam e apliquem objetivos de desenvolvimento sustentável que possam mobilizar a ação global e ajudar a monitorar o progresso.

O relatório, apresentado com um importante guia para o debate e as resoluções da Rio+20, mostra que, apesar de o PIB mundial ter aumentado 75% de 1992 a 2010, as disparidades entre o PIB per capita dos países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaram no mesmo período. A falta de acesso a saneamento básico atinge 2,6 bilhões de pessoas. Para piorar, os recursos naturais são explorados à exaustão, mas não são usufruídos de forma igualitária. Por exemplo, 85% de todos os estoques de peixes estão sobre-explorados, esgotados ou em processo de recuperação. Ainda de acordo com o relatório, 27% das pessoas em todo o mundo ainda vivem em situação de miséria absoluta.

Para acessar o resumo executivo do relatório, acesse:
http://www.onu.org.br/docs/gsp-resumo.pdf

Para acessar a íntegra do documento, acesse:
http://www.onu.org.br/docs/gsp-integra.pdf

Fotos em alta resolução:
http://www.onu.org.br/img/2012/05/gsp-fotos-alta.zip – Crédito das fotos: UNIC Rio/Diego Blanco.

Fonte: http://www.onu.org.br/onu-faz-56-recomendacoes-para-avancos-concretos-na-rio20/

Nenhum comentário:

Postar um comentário